Americana / SP - sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Cuidados com a pele das crianças

    

Ø Crianças acima de 6 meses devem usar protetor solar com FPS acima de 15, sempre que for tomar  sol. Lembre-se que para que o protetor solar tenha seu efeito máximo, deve ser aplicado meia hora antes da exposição solar e reaplicado a cada 2 horas, principalmente quando for à água ou transpirar.

Ø      Crianças com menos de 6 meses não devem se expor diretamente ao sol, Assegure-se que há sombra total nos carrinhos e na cadeirinha do carro. Quando sair na rua, use sempre sombrinha para sol.

Ø        Proteja a criança com chapéus e roupas. Um bom chapéu de sol deve proteger as orelhas, nariz e lábios. Isso também reduz os riscos da criança vir a ter catarata mais tarde.

Ø       Não se engane com dias nublados, Os raios solares perigosos atravessam as nuvens e a neblina.

Ø      Cuidado com a luz refletida. A luz do sol reflete na areia, na neve, no concreto e na água, atingindo a pele, mesmo na sombra.

Ø      Não dê mais de dois banhos por dia na criança. Isso retira a camada de proteção natural produzida pela pele, tornando-a mais seca e suscetível à doenças.

Ø      Os banhos devem ser rápidos (não mais de 5 minutos), com água morna para fria, não se deve usar buchas ou esponjas, e o sabonete deverá ser usado somente para limpeza da região genital, pés, axilas e atrás das orelhas.

Ø      Após os banhos, deve-se aplicar um hidratante por todo o corpo, e esperar que a pele o absorva antes de vestir a roupa. Este mesmo hidratante deve ser aplicado 2 a 3 vezes por dia, ou quando a pele estiver muito ressecada.

Ø     Evite roupas de lã, perfumes, e contato prolongado com poeira. Isso faz com que a pele fique mais ressecada, principalmente se a criança for alérgica.

Ø     Não utilize sobre a pele medicamentos sem orientação médica, apesar do uso ser externo, a pele os absorve, podendo levar à sérios feitos colaterais.

Ø     Alguns remédios fazem com que a pele fique mais sensível ao sol, Quando o pediatra prescrever alguma medicação, pergunte se o sol deve ser evitado.